Pesquisar

Blog


  • A Tríade da Atleta Feminina [2/2]

    61% dos Fisioterapeutas americanos têm conhecimento da tríade, porém em Portugal, apesar do elevado número de atletas federadas, pouco se conhece acerca desta temática. 

    Ler Mais
  • A Tríade da Atleta Feminina [1/2]

    Apesar do progresso feito ao nível de criação de guidelines, recomendações para prevenção, triagem, tratamento e retorno à prática desportiva, os profissionais de saúde continuam pouco sensibilizados para esta condição.

    Ler Mais
  • Riscos psicossociais põem em causa saúde dos fisioterapeutas

    Estudo da Estesc revela as consequências psicossociais de ser fisioterapeuta em Portugal.

    Ler Mais
  • Fisioterapeuta salva carreira de Jérémy Mathieu

    O atleta Mathieu tem vindo a realizar um trabalho específico, plano de dieta e melhorado a sua postura biomecânica. 

    Ler Mais
  • Ft. Márcio Tosi descreve novo teste e correcção para Atlas Ortogonal

    Se o Atlas estiver deslocado da posição ortogonal ou neutra, todas as vértebras subsequentes estarão com a sua posição original afectada.

    Ler Mais
  • Oportunidade de emprego | FISIOTERAPEUTA


    A secção de Andebol do CD Feirense está a recrutar um Fisioterapeuta para acompanhamento da equipa sénior. Terá como principal responsabilidade todo o trabalho clínico da modalidade. Disponibilidade semanal, após a 18h00.

     

    Ler Mais
  • Oportunidade de emprego | FISIOTERAPEUTA

    O Clube de Andebol Seniores - AD Modicus Sandim está a recrutar um fisioterapeuta para 2 a 3 treinos e jogo. 

    Caso estejas interessado deves contactar Martinho Martins: 964025502

    Ler Mais
  • O papel da Fisioterapia na dor pélvica crónica na mulher [2/2]

    A dor pélvica crónica é acompanhada por alterações neuro-músculo-esqueléticas e endócrinas que podem exacerbar e perpetuar a sintomatologia. O Fisioterapeuta deverá assumir papel de relevo na equipa multidisciplinar, tanto na reabilitação do pavimento pélvico e diminuição de dor, quanto na melhoria da qualidade de vida destes utentes.

    Ler Mais
  • O papel da Fisioterapia na dor pélvica crónica na mulher [1/2]

    A dor pélvica crónica denota alterações neuro-músculo-esqueléticas e hormonais que poderão exacerbar e perpetuar a sintomatologia em cerca de 1 quinto da população mundial feminina.

    Ler Mais
  • Energy System Development: como aplicar ao paciente com dor [2/2]

    Justificada a pertinência do DSE, falta responder à questão da duração e intensidade a que deve ser efectuado o treino.

    Ler Mais
  • Energy System Development: como aplicar ao paciente com dor [1/2]

    O Desenvolvimento dos Sistemas Energéticos (DSE) é uma tipologia de treino importantíssima para o controlo de dor (principalmente a nível crónico).

     

    Ler Mais
  • Disfunções sexuais atingem 25% dos homens portugueses

    De acordo com dados apresentados pela Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA), 30% dos indivíduos apresentam disfunções de ejaculação, 15,5% do desejo, 13% de disfunção erétil e 2 a 3% do orgasmo.

     

    Ler Mais
  • As 4 maiores disfunções sexuais femininas

    Investigação revela que 56% de mulheres portuguesas apresenta ou apresentou algum tipo de disfunção sexual.

    Ler Mais
  • Monitorização de Carga: base para uma prevenção de lesões eficaz [2/2]

    A monitorização de carga em momentos de reabilitação pode funcionar como parâmetro de return to play e baixar a reincidência ou aparecimento de novas lesões.

    Ler Mais
  • Monitorização de Carga: base para uma prevenção de lesões eficaz [1/2]

    Porque é a monitorização de carga uma ferramenta indispensável, simples e eficaz na prevenção de lesões em atletas e não atletas e no Return to Play?

    Ler Mais
  • Realidade virtual – o futuro da reabilitação pós-AVC?

    Evidência científica recente suporta a utilização da realidade virtual na reabilitação pós-AVC, sublinhando, contudo, a necessidade de analisar os resultados com ponderação, uma vez que continuam por esclarecer uma série de questões relativas às características dos utilizadores e da tecnologia, à especificidade do treino, bem como à relação custo-benefício.

    Ler Mais
  • Deve o exercício físico ser visto e “receitado” como um medicamento?

    Protege contra as doenças mais importantes e tem mesmo um efeito terapêutico em várias. Não tem efeitos secundários relevantes. É recomendado pela OMS e todos os médicos o deviam aconselhar. 
    Ler Mais
  • Investigadores do Porto criam sistema de apoio à reabilitação facial

    Investigadores do I3S-Porto estão a desenvolver sistema capaz de avaliar as características faciais, estáticas e dinâmicas, para auxiliar nas áreas da fisioterapia facial e da cirurgia plástica reconstrutiva da face.

    Ler Mais
  • Células estaminais podem curar funcionalmente diabetes tipo 1

    Investigadores estão a trabalhar num método que liberta insulina no corpo à medida que esta é necessária, com recurso a células estaminais. 
    Ler Mais
  • Osteopatia pediátrica diminui o tempo de internamento em prematuros

    As técnicas de osteopatia mostraram-se efectivas na diminuição do tempo de internamento dos bebés prematuros, através da melhoria da função gastro-intestinal.

    Ler Mais
  • AVC: Qual o papel do FT, do TF e do psicólogo?

    O AVC é a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. O tratamento precoce é essencial, mas só poderá ser verdadeiramente bem-sucedido quando a população for também consciencializada para a importância da identificação rápida dos sinais e sintomas.

    Ler Mais
  • Casos de AVC em jovens adultos tem vindo a aumentar em Portugal

    Excesso de peso, hipertensão e excesso de colesterol estão a pôr em perigo a vida de uma boa parte da população nacional, indica estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que durou dois anos.

    Ler Mais
  • Cientistas editam ADN de embriões humanos, eliminam doença hereditária

    Pela primeira vez na História, uma equipa internacional de cientistas conseguiu editar a informação genética de embriões humanos e eliminar doenças hereditárias.

    Ler Mais
  • Junta-te à nossa equipa - Digital Marketing Specialist

    A Master está à procura de alguém bem especial para se juntar à nossa equipa.

    Ler Mais
  • Sete em cada 10 portuguesas sofrem de disfunção sexual

    Mais de metade das mulheres avaliadas disseram não conseguir atingir o orgasmo, devido ao stress (30,7%), a dores durante o acto sexual, ao vaginismo e a experiências sexuais indesejadas.

    Ler Mais
  • Recém-nascidos com fractura na clavícula

    Durante o parto podem ocorrer fracturas de ossos longos, nomeadamente da clavícula, associada a determinados eventos. 

    Ler Mais
  • Três pessoas por hora têm um AVC em Portugal

    Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, com as mulheres a terem maior risco.

     

    Ler Mais
  • O que acontece ao seu cérebro se não dormir?

    Investigadores da Universidade de Western, no Canadá, estão a fazer um estudo sobre como a falta de sono afeta o nosso cérebro.

    Ler Mais
  • Oftalmologista portuguesa premiada em Harvard

    A oftalmologista portuguesa Inês Laíns venceu um prémio da universidade norte-americana de Harvard para o melhor artigo científico sobre aquela especialidade, dedicado à perda de visão com o aumento de idade.

    Ler Mais
  • Portugueses descobrem molécula que aumenta comunicação dos neurónios

    Investigadores das universidades de Coimbra e do Minho concluíram que uma molécula libertada por células estaminais aumenta o 'canal de comunicação' entre neurónios, descoberta que pode ter aplicação em casos como a doença de Parkinson.

    Ler Mais
  • Fisioterapia eficaz nas disfunções sexuais femininas e masculinas

    Fisioterapeutas especialistas em pelviperineologia deve ser considerados membros fundamentais da equipa interdisciplinar no tratamento de disfunções sexuais.

    Ler Mais
  • Correlações neurais nas patologias de joelho

    Condições clínicas do joelho, principalmente os processos degenerativos (OA), levam a várias manifestações como edema, rigidez articular, espasmo muscular, sinovite e dor. 

    Ler Mais
  • Pacientes combatem labirintite com Reabilitação Vestibular

    Só após uma avaliação clínica criteriosa e exames específicos para avaliação da função auditiva e do sistema vestibular se pode diagnosticar uma labirintite.

     

    Ler Mais
  • A Fisioterapia Vestibular ao serviço do Desporto

    Qualquer atleta que sofra uma concussão deverá ser avaliado por especialista em fisioterapia vestibular.

    Ler Mais
  • Grávidas vão ter mais direitos

    O parlamento aprovou a dia 30 de Junho, na generalidade, seis iniciativas legislativas do PAN, PEV e PCP para que os direitos das mulheres na gravidez e no parto sejam reforçados e seja disponibilizado o parto na água no Serviço Nacional de Saúde.

    Ler Mais
  • Saúde no Futebol com a Football Medicine® - Qual o impacto das lesões

    O tempo é algo limitado, dessa forma, grande parte do nosso sucesso profissional estará relacionado com a forma como rentabilizamos esse tempo que dispomos com os nossos atletas. Este é um dos motivos pelos quais se torna essencial perceber a distribuição das lesões no futebol, de forma a racionalizar os nossos recursos para as estruturas que mais frequentemente sofrem lesão ou que levam a um maior período de ausência dos nossos atletas.

    Ler Mais
  • O Método 5P na reeducação do pavimento pélvico

    Reeducação Postural ProPriocePtiva Perineal: nestas quatro palavras encontramos 5 vezes a letra “P” e consequentemente o “segredo do sucesso” do Método 5P, uma ferramenta dinâmica e de eficácia comprovada, criada pela parteira e sexóloga francesa, Chantal Fabre-Clergue.

    Para dar a conhecer um pouco mais sobre este método inovador, a Fisioterapeuta Begoña Brea, especialista em pavimento pélvico, esclarece algumas questões sobre o Método 5P na reeducação da postura e reabilitação do pavimento pélvico.

     

    Ler Mais
  • Em Pedrógão Grande também já há fisioterapeutas no terreno

    “Nos últimos dois dias, já foram feitas triagens e intervenções a mais de 30 pessoas, incluindo bombeiros, utentes e funcionárias do Lar das Cortes e cidadãos da Vila”, indica a APF.

    Ler Mais
  • Strength & Conditioning - ferramenta fundamental na Fisioterapia [2/2]

    Qualquer intervenção clínica deverá contemplar um estímulo orientado e planeado de strength & conditioning.

    Ler Mais
  • Strength & Conditioning - ferramenta fundamental na Fisioterapia [1/2]

    De que forma o Strength & Conditioning adiciona um conhecimento fundamental para a intervenção de sucesso em pacientes de qualquer foro?

    Ler Mais
  • “Portugueses têm mistura notável de genes”

    Manuel Sobrinho Simões é médico e investigador e também presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, aproveitou o momento para falar de genética e até da responsabilidade de portugueses pela propagação de doenças raras. Isto tudo para concluir que os portugueses têm “uma mistura notável de genes com as mais variadas origens” que pode ser útil para “aproveitar de forma positiva os tempos difíceis que se vivem na Europa e no mundo”, mas também têm pontos a melhorar.

    Ler Mais
  • Escoliose idiopática atinge cada vez mais adolescentes

    A escoliose idiopática atinge 2% a 3% dos adolescentes. A escoliose idiopática é uma doença da coluna vertebral que se verifica quando ocorre um desalinhamento das vértebras.

    Ler Mais
  • Mesoterapia Homeopática como aliada da Fisioterapia

    Habitualmente associamos a mesoterapia a tratamentos estéticos, mas a Mesoterapia Homeopática também tem uma grande utilidade em patologias desportivas, traumatológicas e reumatológicas.

    Ler Mais
  • AVC é a 1.ª causa de morte e de invalidez na idade adulta em Portugal

    Até 2035, os casos de AVC aumentarão exponencialmente em toda a Europa, se não forem tomadas medidas preventivas. Delegados de 11 países debateram o tema no dia 31 de maio 2017, em Lisboa.

    Ler Mais
  • Investigadores portugueses preparam cirurgia inédita à ATM

    Uma equipa liderada pelo investigador David Ângelo está a preparar uma cirurgia inédita em Portugal para colocar biomateriais inteligentes capazes de regenerar o disco articular junto à mandíbula, resolvendo um problema que afecta cerca de 30% dos portugueses.

    Ler Mais
  • Sexo no pré-parto: a fisioterapia para além do pavimento pélvico [2/2]

    O papel do Fisioterapeuta no período de pré-parto deverá ter não só em conta a prevenção das disfunções urinárias, mas também a educação na função sexual. Sendo este período envolto por variadas adaptações hormonais, fisiológicas e psicossociais é importante que a mulher seja avaliada por uma equipa multidisciplinar.

    Ler Mais
  • Sexo no pré-parto: a fisioterapia para além do pavimento pélvico [1/2]

    O período de gestação denota alterações ao nível da vivência do acto sexual que poderão estar associadas a factores estruturais, psicológicos ou do foro social. Inserido no âmbito de uma equipa multidisciplinar, o Fisioterapeuta neste período deverá ter não só em conta a prevenção e reabilitação do pavimento pélvico, mas também assumir um papel crucial de educador na função sexual.

    Ler Mais
  • Estudo evidencia riscos psicossociais no trabalho dos fisioterapeutas

    A necessidade de actualização e aprendizagem contínua assume-se como um factor positivo e de motivação profissional, o que associado à relação terapêutica estabelecida com os pacientes, converge numa fonte de prazer e de continuidade na profissão.

    Ler Mais
  • A massa muscular pode ser fundamental no tratamento do cancro

    De que forma a massa muscular (magra) pode influenciar o tratamento do cancro? E porque é que é tão importante assegurar que os doentes oncológicos ingerem uma boa quantidade de proteína? Trabalhando num dos maiores centros de investigação nesta área, a nutricionista Carla Prado alerta para o problema da perda severa de massa magra durante os tratamentos oncológicos e para as complicações associadas à baixa quantidade de massa muscular.

    Ler Mais
  • O "treino invisível" para aumento do rendimento desportivo

    No mundo fascinante do desporto, o chamado “ treino invisível” de um atleta tem demonstrado ser fundamental no aumento da sua performance desportiva. De uma maneira geral, o designado “treino invisível” trata-se de todo o tipo de preparação que um atleta deve ter, para além da modalidade que pratica, tendo por objectivo aumentar a sua condição física para a competição.

    Ler Mais
  • Bruxismo afecta milhares de portugueses

    Estima-se que grande parte das dores de cabeça tenha origem na falta de dentes, ranger ou bruxismo, oclusão deficiente ou na forma como os dentes superiores encaixam nos inferiores.  

    Ler Mais
  • Investigadores do Porto levam células cancerígenas à autodestruição

    Investigadores do Porto descobriram uma forma de aumentar a resposta ao tratamento do cancro do pulmão através da inibição de uma proteína necessária para a divisão das células normais, o que leva à autodestruição das células cancerígenas.

    Ler Mais
  • Criados os primeiros ovários artificiais através de impressão 3D

    Uma equipa de cientistas norte-americanos desenvolveu uma técnica que poderá ajudar a devolver a fertilidade a mulheres que enfrentam um cancro. Em questão, está a criação de ovários artificiais férteis através de uma impressora 3D.

    Ler Mais
  • Um milhão de mulheres afectadas por um problema que tem solução

    “Uma em cada quatro mulheres vai sofrer de incontinência urinária ao longo da sua vida” afirma Liana Negrão, a presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia. Contudo, a especialista alerta que a incontinência é frequentemente reversível, através do treino e fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico.

    Ler Mais
  • Vantagens do parto natural no desenvolvimento do sistema imunitário

    As bactérias vaginais da mãe que cobrem o corpo do bebé no parto natural são saudáveis, ajudam na alimentação e propiciam um bom desenvolvimento do sistema imunológico do bebé. Na cesariana, as bactérias que colonizam o bebé são fundamentalmente as da pele da mãe e outras habituais dos hospitais, sendo portanto menos saudáveis e até potencialmente prejudiciais para o bebé.

     

    Ler Mais
  • Estudo associa aumento de cesarianas a falta de profissionais

    Um estudo hoje divulgado pela Universidade de Aveiro conclui que o elevado número de cesarianas efectuado no serviço público de saúde deve-se ao facto de os hospitais não terem profissionais suficientes "para que haja tranquilidade" na hora de decidir. No sector privado, a opção por uma cesariana faz-se muitas vezes por interesses económicos.

    Ler Mais
  • A neurocientista que reabilitou o seu próprio cérebro após AVC

    Jill Bolte Taylor teve uma oportunidade de investigação que poucos neurocientistas desejariam ter: sofreu um AVC e viu as suas funções cerebrais - movimento, fala, consciência de si – cessarem, uma por uma. Uma talk imperdível, da qual retiramos algumas das principais transcrições para instigar a sua curiosidade.

    Ler Mais
  • Como a tecnologia pode potenciar a acção do profissional de saúde?

    Os smartphones e os tablets podem ser excelentes ferramentas de trabalho, à disposição dos profissionais de saúde. Centenas de aplicações são criadas com o intuito de complementar o diagnóstico e potenciar o sucesso da prática clínica destes profissionais. 

    Ler Mais
  • Uma em cada quatro mulheres vai sofrer de incontinência urinária

    “Uma em cada quatro mulheres vai sofrer de incontinência urinária ao longo da sua vida” afirma Liana Negrão, a presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia. Apesar de haver poucos estudos sobre esta realidade, a médica refere um de 2008 que revelou a existência de incontinência em 21,4% das mulheres e 7,6% dos homens. Assim, continua, “tendo em conta o último Censo populacional de 2011, mais de 1 milhão de mulheres são afectadas por este problema”.

    Ler Mais
  • Fisioterapeutas são peças cruciais nos sistemas de saúde e económico

    A fisioterapia músculo-esquelética reune cada vez mais evidência sobre a sua efectividade vs custo vs benefício na comunidade. Uma peça fundamental para vários sistemas de saúde a nível mundial.

    Ler Mais
  • Projecto Geração Saudável percorre escolas em todo país

    Entre Abril e Junho, o projecto Geração Saudável, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e com o apoio da farmacêutica Novo Nordisk, continua o seu percurso por várias escolas do 2º e 3º ciclos do país, com o objectivo de educar e estimular os jovens e crianças para a importância da prevenção na saúde, da adopção de estilos de vida saudáveis e de alertar para as patologias associadas a estilos de vida menos activos.

    Ler Mais
  • Quando depois do parto não fica só uma história bonita para contar

    Os médicos ressalvam que as sequelas graves após um parto são raras. Mas, por vezes, quando nasce um bebé, nascem também problemas de saúde para as mães: incontinência urinária, diastase abdominal e prolapsos, são algumas das complicações mais assinaladas. 

    Ler Mais
  • Por pausas mais saudáveis

    Para os formandos que não abdicam de um snack a cada coffee break, temos óptimas notícias: em algumas formações, previamente selecionadas, terão à sua disposição snacks de fruta 100% natural, feito a partir de finas fatias de fruta produzida em Portugal, sem adição de açúcar, gordura ou conservantes.

     

    Ler Mais
  • Visão da ASPETAR vs Neurodinâmica

    A abordagem clínica da neurodinâmica actua não só ao nível da regeneração da lesão desportiva, mas, também, na optimização da performance desportiva.  Este foi um conceito desenvolvido pelo Centro de investigação “ASPETAR”.

    Ler Mais
  • Doença de Parkinson vai aumentar em Portugal

    A doença de Parkinson, a patologia neurodegenerativa mais prevalente a seguir à de Alzheimer e que já afeta quase 20 mil portugueses, vai aumentar com o envelhecimento da população.

    Ler Mais
  • GAH no Tratamento de Incontinência Urinária

    Os Abdominais usualmente denominados de “tradicionais” implicam uma forte contração dos músculos abdominais e flexão do tronco na sua execução. Ambos os mecanismos provocam um aumento da pressão dentro do abdómen e essa pressão tem influência directa no pavimento pélvico, aumentando os riscos de incontinência urinária e prolapso.

    Ler Mais
  • Treino de força pode reverter o envelhecimento

    Sabia que o treino de resistência muscular pode reverter os aspectos relacionados com o envelhecimento ao nível do gene? Sim, leu bem: reverter o envelhecimento a nível molecular!

    Ler Mais
  • Preservar a massa muscular para viver mais e melhor

    Uma conferência imperdível, de Dr. Brendan Egan, professor da Universidade de Dublin, departamento de Fisioterapia e Ciências do Desporto, cuja investigação tem incidido principalmente sobre as adaptações do exercício físico no metabolismo humano. 

    Ler Mais
  • Três pessoas por hora têm um AVC em Portugal

    Três pessoas por hora são vítimas de AVC em Portugal, doença que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade no país, com as mulheres a terem maior risco.

    Ler Mais
  • Alerta para prevalência das doenças neurológicas no envelhecimento

    Cerca de 10 a 20% das pessoas entre os 60 e 80 anos sofrem de uma ou mais doenças neurológicas. O alerta é da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), que se une ao mote lançado pela World Federation of Neurology (WFN), “Brain Health and the Ageing Population”.

    Ler Mais
  • Suporte Básico de Vida: Estás pronto a actuar?

    As hipóteses de sobrevivência numa paragem cardio-respiratória variam em função do tempo de intervenção. Estás pronto a agir em conformidade?
    Segundo o Concelho Português de Ressuscitação, 40% das mortes ocorridas antes dos 75 anos são provocadas por doenças cardiovasculares

     

    Ler Mais
  • Comprovada a eficácia do Pilates no tratamento da dor lombar

    A dor lombar é cada vez mais comum nos dias de hoje. Estudos comprovam a alta eficácia do tratamento desta patologia com a prática de Pilates. 
    A dor lombar é uma patologia cada vez mais comum, que impede o desenvolvimento das actividades diárias em plenitude, sendo já uma das causas mais frequentes da limitação física. Como causa, existem inúmeros factores, entre eles a má postura, a degeneração discal ou desequilíbrio entre a função dos músculos extensores e flexores do tronco. 

    Ler Mais
  • Cardiologistas querem formação em suporte básico de vida obrigatória

    A Sociedade Portuguesa de Cardiologia quer que as escolas tenham formação prática obrigatória em suporte básico de vida e em utilização de desfibrilhadores nos 9.º e 11º anos.

    Ler Mais
  • Pilates Contemporâneo: da filosofia à evolução

    Ingrid Vargas, Fisioterapeuta fundadora do conceito de Pilates Contemporâneo®. É, actualmente, uma das poucas profissionais que viveram e aprenderem com discípulos do Joseph Pilates, bem como pelos trabalhos científicos de elevado mérito que tem desenvolvido na área do Pilates.

    Em entrevista, Ingrid fala sobre a importância dos princípios do pilates, as novas técnicas e a importância da formação na área.

    Ler Mais
  • Estudos revelam a eficácia do tratamento osteopático na dor de costas

    Estudos revelam que cerca de 80% da população total americana apresenta grande probabilidade de vir a sentir dor crónica nas costas, derivada de causas como a má postura, a ausência de exercício físico e a obesidade. Em Portugal, 70% da população sofrem de dor de costas, sendo que esta é uma das razões que mais leva as pessoas a consultarem o seu profissional de saúde.

    Ler Mais
  • Atletas de alta competição têm maior risco de ter incontinência

    Um estudo desenvolvido na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) indica que as mulheres atletas de alta competição têm o triplo de probabilidade de ter incontinência urinária, quando comparadas com que aquelas que não praticam desporto.

    Ler Mais
  • Portugueses ingerem demasiado sal

    Cerca de 3,5 milhões de mulheres (65,5%) e 4,3 milhões de homens (85,9%) em Portugal apresentam uma ingestão de sódio acima do nível tolerado, segundo indica o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), apresentado esta quinta-feira no Porto.

    Ler Mais
  • A importância da água na nossa saúde

    Mais de dois terços do corpo humano é constituído por água e sem ela apenas sobreviveríamos alguns dias. O cérebro humano é composto por 75% de água, o sangue por 81% e os pulmões por quase 90%. Uma pequena queda de 2% na quantidade de água do organismo pode levar a sinais de desidratação: memória a curto prazo difusa ou dificuldade em focar pequenas coisas, como o ecrã do computador, por exemplo. A desidratação leve é também uma das principais causas de fadiga durante o dia.

    Ler Mais
  • Resultados do 2º inquérito alimentar nacional e de actividade física

    Depois de quase 40 anos de espera são apresentados os resultados do 2º inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física. Este inquérito permite a criação de uma base descritiva com informação de representatividade nacional sobre três grandes domínios: a Alimentação e Nutrição, a Actividade Física e o Estado Nutricional da população Portuguesa.

    Ler Mais
  • Queres chegar ainda mais longe? Sê um colaborador Master!

    Procuramos novos colaboradores para prestarem apoio logístico e administrativo às nossas formações.

    Se tens:
    – Disponibilidade imediata ao fim-de-semana (e por vezes à semana)
    – Se resides em Lisboa
    – Se és responsável, dinâmico e bom comunicador
    – Carta de condução
    – Se tens conhecimentos de outros idiomas como o inglês e o espanhol (preferencial)

    Ler Mais
  • O dia é de festa, mas a prenda é tua!

    Há alturas na vida em que é importante ajustar a nossa (L)atitude.
    Ao virarmos a página, descobrimos que esta mudança é o nosso maior e melhor recomeço.
    E por isso, 2017 traz uma nova imagem. Um novo site. Uma nova assinatura. Também uma nova latitude, num novo domíniowww.master.com.pt
     
    Chegar ainda mais longe é a premissa.
    Connosco, levamos a energia, a confiança e a perseverança. Insistimos, persistimos e não desistimos de continuar a procurar os mais avançados conceitos, sistemas e métodos de trabalho.
    Continuaremos a antecipar-te as tendências e a torná-las próximas.
     
    Por isso, em 2017, desafia-te, supera-te e vai mais longe. Conta connosco a teu lado, porque se sozinho vais mais rápido, juntos iremos certamente mais longe.

    <iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qOb5hXewgZo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

    Ler Mais
  • Segundo doente recebeu "coração artificial" em Portugal

    strong>Em menos de uma semana, há dois utentes portugueses a beneficiar de um sistema que ajuda um ventrículo a funcionar. Um doente com insuficiência cardíaca recebeu ontem no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, um "coração artificial" três dias depois da primeira intervenção em Portugal.

    Ler Mais
  • Osteopatia corrige assimetrias no crânio do bebé

    O desenvolvimento do crânio do recém-nascido é influenciado por um conjunto vasto de alterações que podem ocorrer no período de gestação e/ou período expulsivo do parto. Sabes em que medida a osteopatia poderá intervir e corrigir este tipo de malformações?

    Ler Mais
  • Como a PNF pode minimizar as sequelas de um AVC?

    O AVC afecta, na maioria das vezes, a função motora, resultando na deterioração da funcionalidade corporal. O Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, congrega ferramentas que actuam a esse nível, otimizando o processo de reabilitação neurológica.

    Ler Mais
  • O apoio nutricional na recuperação de lesões músculo-esqueléticas

    A recuperação de lesões envolve um processo complexo em resposta ao trauma. O Apoio nutricional é crucial na fase de regeneração que, orientado e cuidadosamente avaliado segundo a complexidade da lesão, poderá optimizar e diminuir o tempo de recuperação.

    Ler Mais
  • Entrevista com o Prof. Dr. André Santos

    Prof. Dr. André Santos é fisioterapeuta desde 1993, possui doutoramento em fisioterapia e nos últimos 15 anos dedicou-se em exclusivo à investigação, docência e clínica na área da Reabilitação Vestibular. É actualmente, Director do Instituto Brasileiro de Fisioterapia Vestibular e Equilíbrio (IBRAFIVE) e membro da Bárány Society (International Society for Neuro-Otology) e da Vestibular Disorders Association – EUA.

    Neste entrevista vamos conhecer um pouco melhor o Formador do Curso de Reabilitação Vestibular, Prof. Dr. André Santos e saber mais sobre esta área específica. 

     

    Ler Mais
  • O papel da alimentação e suplementação no sucesso terapêutico

    A alimentação possui um papel central na recuperação de lesões. Diminuição e optimização do tempo de recuperação pela activação da cicatrização dos tecidos, diminuição da fadiga, limitação da dor originada pela inflamação crónica, diminuição do risco de lesão e uma correcta reposição dos stocks de energia, são algumas das benesses de uma alimentação adequada, que pode ainda ser potenciada com recurso à suplementação.

    Ler Mais
  • O parto e a influência directa no comportamento do recém-nascido

    O nascimento apresenta-se como um verdadeiro desafio para o recém-nascido. Tensão, dor, compressões no corpo e na cabeça, são alguns dos motivos que originam “stress pós-traumático” nos bebés, influenciando e ditando a sua forma de estar durante os primeiros meses de vida. 

    Ler Mais
  • Cheque-formação: uma aposta do governo para a qualificação de activos

    A formação profissional é essencial para promover o emprego dos trabalhadores e melhorar a competitividade das empresas num tempo de permanente mudança. Só com formação contínua é possível garantir a inovação indispensável para competir no actual mercado de trabalho.
    Saiba como tirar partido deste apoio nas próximas linhas.

    Ler Mais
  • Os intestinos podem mudar a nossa cabeça?

    O que se passa no misterioso mundo dos nossos intestinos que pode afectar o humor e até ter um papel em fenómenos como a depressão? A alemã Giulia Enders escreveu um livro em que fala, sem rodeios, de um órgão que é muito mais inteligente do que imaginamos.

     

    Ler Mais
  • Vertigens: Um sintoma que não deve ignorar

    Em Portugal, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Neurologia, 20 a 30% da população sofre diariamente com esta disfunção. O facto é que a vertigem não é uma doença mas sim um sintoma cuja avaliação e tratamento são imprescindíveis para restabelecer a qualidade de vida do utente.

    Ler Mais
  • Vamos mobilizar a Fisioterapia - CNF2015

    Mais de meio milhar de fisioterapeutas são esperados no 9.º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, que se realiza de 12 a 14 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, naquela que será uma oportunidade imperdível de partilha de experiências e conhecimentos.

    Ler Mais
  • Evidência científica dos benefícios do recurso ao Pilates Clínico

    Como qualquer método, o Pilates continua a ser estudado e a evoluir de dia para dia, especialmente quanto à sua aplicabilidade na área da saúde, dada a sua comprovada efectividade quer ao nível da prevenção de recidivas de disfunções da coluna vertebral, quer ao nível da reabilitação e tratamento.

    Ler Mais
  • All Aboard: Da experiência de leccionar a Pós-Graduação universitária

    7h30 da manhã e já deambulo pelos corredores do Aeroporto Sá Carneiro. Começa daqui a nada, em Barcelona, o 2º seminário da Pós-Graduação em Terapia Manual segundo o Método POLD,  da Faculdade de Medicina e Ciência da Saúde da Universidade Internacional da Catalunha (Barcelona). Não é aqui que se inicia esta jornada, mas é daqui que partimos juntos. 

    Ler Mais
  • Método Hipopressivo: A mudança de um paradigma - Exerc. Abdominal

    Desde há anos que as promessas de solução para a redução do perímetro da cintura ou diminuição do índice de massa gorda fazem correr muita tinta. Felizmente, ao nível da saúde e do exercício físico, alguns dos principais paradigmas, relacionados com esta área, começam a mudar e a evoluir, em prol do bem-estar do Homem. Já conhece o Método Hipopressivo? Se não, não sabe tudo o que anda a perder/fazer.

    Ler Mais
  • Estudo evidencia importância da ecografia músculo-esquelética enquanto ferramenta de diagnóstico e decisão terapêutica

    Actualmente a ecografia desempenha um papel crucial ao nível do diagnóstico, monitorização, decisão e intervenção terapêutica. De acordo com um artigo publicado na Acta Reumatológica Portuguesa, publicação da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a ecografia anatómica representa apenas 45,9% das ecografias realizadas, contrariamente ao que se verificava até 2003, em que estas constituíam a totalidade das ecografias.

    Ler Mais
  • Videojogos no combate à obesidade e sedentarismo

    Uma pesquisa apresentada pela American Heart Association's Scientific Sessions demonstrou que, nos adultos, os videojogos podem potenciar o gasto de energia tanto quanto os exercícios de intensidade moderada.

    Ler Mais
  • Videojogos travam envelhecimento cerebral

    Os videojogos podem ajudar a fortalecer as capacidades cognitivas das pessoas mais velhas e retardar o declínio mental associado ao envelhecimento. Estes são os resultados de um estudo norte-americano que conseguiu encontrar benefícios na saúde de pessoas com mais de 50 anos que jogam videojogos.

    Ler Mais
  • Ginástica Abdominal Hipopressiva na reeducação dorso-lombar

    Um artigo da autoria do Prof. Dr. Marcel Caufriez, publicado na revista Fisioterapia indicia que a Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) pode revelar-se um êxito no tratamento e reeducação dorso-lombar.

    Ler Mais
  • Cefaleias de tensão crónica relacionada com pontos-gatilho activos

    Um estudo publicado no The Journal of Head and Face Pain, realizado por uma das maiores redes de investigação internacional de estudo da dor miofascial, da qual fazem parte formadores da MASTER, concluiu que a presença de pontos-gatilho nos músculos suboccipitais está directamente relacionada com a intensidade e frequência das cefaleias de tensão crónica.

    Ler Mais
  • Combinação do Taping Neuromuscular (TNM) e do SGA no aumento da flexibilidade

    Um estudo apresentado no VI Encontro das Ciências e Tecnologias da Saúde (2011) - ESTeSL, demonstrou que a utilização do SGA e a aplicação do TNM contribuiu para o aumento da flexibilidade.

    Ler Mais
  • Aumento da flexibilidade e impulsão vertical através do SGA

    Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto, demonstrou que o treino de flexibilidade recorrendo ao Stretching Global Activo (SGA) promove um aumento da flexibilidade da cadeia posterior e da impulsão vertical.

    Ler Mais
  • Relação positiva custo-benefício das técnicas quiropráticas

    Uma investigação da Faculdade de Medicina do Hospital São Bartolomeu, em Londres, publicada no British Medical Journal, que envolveu o estudo de 741 pacientes com dor lombar, durante três anos, concluiu que a abordagem quiroprata apresenta resultados de custo-benefício altamente positivos comparativamente à abordagem tradicional hospitalar.

    Ler Mais
  • Vantagem do recurso à ginástica hipopressiva no tratamento da IU

    De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em parceria com a Associação Portuguesa de Urologia (APU), 1 em cada 5 portugueses com mais de 40 anos sofre de incontinência urinária (IU). Vários outros estudos têm demonstrado a importância da prática dos exercícios hipopressivos na prevenção e no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e consequente melhora da propriocepção perineal.

    Ler Mais
  • Quer dormir melhor? Experimente fazer mais exercício

    Uma investigação norte-americana da National Sleep Foundation, divulgada nesta segunda-feira, corrobora o que já tinha sido dito em outros estudos: apenas dez minutos de exercício físico diário podem fazer toda a diferença na duração e na qualidade dos ciclos de sono.

    Ler Mais
  • Dores nas costas roubam mais qualidade de vida que AVC

    Um estudo do Instituto para a Avaliação e Métrica na Saúde da Universidade de Washington revela que as dores de costas são das doenças que mais anos de vida saudável roubam aos portugueses, à frente de casos de AVC, diabetes e diferentes tipos de cancro.

    Ler Mais
  • A importância do alongamento no tratamento da fibromialgia

    Um estudo publicado na Revista Brasileira de Reumatologia e que envolveu a análise de 20 pacientes com diagnóstico de fibromialgia, aponta para a importância dos exercícios de alongamento na melhoria da sintomatologia do paciente fibromiálgico.

    Ler Mais
  • Ginástica hipopressiva na saúde ginecológica

    De acordo com a Sociedade Portuguesa de Urologia estima-se que quase 50% de todas as mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 79 anos tenham algum tipo de prolapso.

    Ler Mais
  • Pontos-gatilho na origem de sintomas e limitações de cervicalgia mecânica

    Os resultados de algumas investigações levadas a cabo por uma equipa espanhola especializada em dor miofascial, na qual se incluem alguns dos formadores da área da MASTER, sugerem que pode existir uma relação entre o segmento cervical e o complexo sensório-motor.

    Ler Mais
  • Taping Neuromuscular (TNM) na fasceíte plantar

    Um estudo da Universidade Mercy, em Nova Iorque, concluiu que a aplicação de TNM é mais eficaz do que o alongamento no alívio da dor da fáscia plantar.

    Ler Mais
  • Taping Neuromuscular (TNM) em edemas linfáticos

    De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Reabilitação Oncológico de Ward ?wi?tokrzyskie, na Polónia, as aplicações linfáticas de TNM ajudam a acelerar a microcirculação venosa e linfática em pacientes submetidas a mastectomia.

    Ler Mais
  • Exercício físico pode ajudar a reverter Alzheimer

    Um estudo publicado na revista Molecular Psychiatry indica que algumas das lesões cerebrais associadas à doença de Alzheimer poderão ser reversíveis, recorrendo a métodos tão simples como a prática de exercício físico.

    Ler Mais
  • Actividade física como tratamento cardíaco

    De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Asssociation (JAMA), a indicação médica da actividade física regular como tratamento para os problemas cardíacos pode ajudar a diminuir em 20% a taxa de mortalidade associada à patologia.

    Ler Mais
  • Aplicação do Taping Neuromuscular (TNM) em lesões de Whiplash

    Um estudo publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT) demonstrou a eficácia da aplicação do TNM na diminuição da dor associada às lesões de Whiplash e no aumento da amplitude e movimento cervical relacionado com a mesma patologia.

    Ler Mais
  • Má postura aumenta sensibilidade à dor

    De acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, a adopção de posturas submissas ao longo da vida torna as pessoas mais susceptíveis à dor.

    Ler Mais