Saúde

OSTEOPATIA CORRIGE ASSIMETRIAS NO CRÂNIO DO BEBÉ

O desenvolvimento do crânio do recém-nascido é influenciado por um conjunto vasto de alterações que podem ocorrer no período de gestação e/ou período expulsivo do parto. Sabes em que medida a osteopatia poderá intervir e corrigir este tipo de malformações?

Durante os meses de gestação, o feto desenvolve toda uma estrutura direccionada e preparada para o momento do parto. Ao nível do crânio, os ossos não estão completamente fundidos, por forma a facilitar a passagem pelo canal vaginal no momento do parto e permitir que, posteriormente, o cérebro se desenvolva adequadamente.

O crânio desenvolve-se a partir da interposição óssea ao longo das linhas de sutura, desenvolvimento este que fica comprometido quando ocorre a fusão precoce de uma ou várias suturas cranianas (Craniossinostose). Com o aparecimento desta condição patológica não reversível, torna-se incapaz o crescimento do crânio na direcção perpendicular à fissura encerrada, resultando numa deformação que poderá levar ao aparecimento de complicações neurológicas (1).

De um outro modo, a presença de uma alteração da forma e simetria do crânio sem a existência de fusão de suturas é chamado de Plagiocefalia.  

 

Derivado a um mau posicionamento intra-uterino, a um parto com complicações ou até mesmo ao constante apoio numa região da cabeça ao dormir, de acordo com uma pesquisa feita pela Harvard Medical School, 12% das crianças saudáveis nascem com algum tipo de assimetria.

De acordo com a sutura envolvida, existem diferentes deformações com características próprias, que se poderão classificar em Plagiocefalia, Braquicefalia e Escafocefalia.

Ao nível do tratamento das Plagiocefalias, a osteopatia contribui na correcção das malformações do crânio do bebé, ao mesmo tempo que aplica medidas correctivas posicionais (2).

Assim, é fundamental todo o aconselhamento no posicionamento não só a dormir, dado que, durante o sono, a tendência estará no apoio no lado da cabeça que apresenta deformação, como também no momento de alimentação em que, se o bebé ainda é amamentado, é importante a alteração da posição de apoio da cabeça do bebé. 

O tratamento osteopático está, então, voltado para a identificação das tensões em relação com as malformações, ao nível das estruturas membranosas, ósseas, musculares e ligamentares do crânio.

Ao mesmo tempo que visa a normalização do tónus da musculatura afectada e a flexibilização das estruturas comprimidas e/ou sobrepostas, trabalha as zonas planas e salientes do crânio através de tratamentos específicos de acordo com a estratégia de tratamento personalizada.

 

Fontes:

1) Development in Toddlers With and Without Deformational Plagiocephaly Lessard (Collett, B., Starr, J., Speltz, M.)

2) Exploring the impact of osteopathic treatment on cranial asymmetries associated with nonsynostotic plagiocephaly in infants

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!