1ª Edição
Lisboa 25h Português

Tratamento miofascial estrutural em escolioses

01 Mar 2019 - 03 Mar 2019

Tratamento miofascial estrutural em escolioses

Últimos dias

389€

ATÉ 28 DE JANEIRO

Inscreve-te neste curso com um amigo e ambos usufruem de 10% de desconto!
Contacta-nos para + info

Em 80-95% dos doentes com escoliose, a cirurgia pode ser evitada, se o tratamento for precoce

A reorganização tensional do sistema miofascial é fundamental no processo de correcção de todos os desvios posturais, não sendo a escoliose excepção. Este curso propõe uma reflexão sobre como o uso da terapia miofascial estrutural é efectivamente um upgrade ao que tradicionalmente já se realiza nos casos de escoliose, porém outros desvios posturais serão abordados.

DESTINATÁRIOS

Profissionais da área da saúde e do desporto (tb. estudantes)

VAGAS

25 formandos

DATAS

01 Mar 2019 - 03 Mar 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Jan 2019

HORÁRIOS

9h00-19h00

sexta-feira + sábado

9h00-17h00

domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Holiday Inn Lisboa

Av. António José Almeida, 28-A

1000-044 Lisboa, Lisboa

COORDENADAS

Latitude: 38,738185

Longitude: -9,140716

FORMADOR

Brasil

Maria Eugenia Ortiz

Terapia Manual

Pioneira na área da Fisioterapia Desportiva no Brasil

Maria Eugenia Ortiz - Master Science Lab
A escoliose é uma alteração complexa tridimensional do equilíbrio vertebral, sendo por isso um dos maiores desafios terapêuticos que os profissionais enfrentam, razão pela qual se tem investido em constante estudo e discussão para se aprimorar a forma de abordar clínicamente o utente portador de escoliose.

A reorganização tensional do sistema miofascial é fundamental no processo de correcção de todos os desvios posturais, não sendo a escoliose excepção.

Este curso propõe uma reflexão sobre como o uso da terapia miofascial estrutural é efectivamente um upgrade ao que tradicionalmente já se realiza nos casos de escoliose, porém outros desvios posturais serão abordados.

O procedimento, explicado de forma muito simplista, consiste numa abordagem manual para promover melhores condições de funcionamento do tecido fascial, o que será determinante para melhor gerir quadros álgicos e potenciar a aquisição de padrões de movimento livres e mais funcionais.

Naturalmente existirá por base um raciocínio clínico forte que estará vocacionado para alguns dos mais comuns desvios posturais. Saber porquê, como e quando que técnicas utilizar será uma cosntante no decorrer do curso. Sendo uma técnica suave, pode ser utilizada em pacientes de qualquer faixa etária, sendo também este um dos pontos a favor do conceito em questão.

Ver Mais

1. Dar a conhecer uma nova visão sobre o tratamento das escolioses e outros desvios estruturais.
2. Capacitar os formandos com ferramentas actuais para intervenções manuais relevantes em casos clínicos de escoliose e outros desvios posturais.
1. Revisão do conceito escoliose.
2. Escolioses e as suas implicações no desempenho dos atletas.
3. Sistema fascial: anatomia, propriedades e fisiologia (novas descobertas).
4. Alterações mecano-biológicas pós-cirúrgicas (cicatrizes).
5. Parâmetros de avaliação estrutural (modelo de tensegridade).
6. Demonstração de caso clínico.
Sem informação
Certificado internacional emitido pela Fisiotrat Clinica de Fisioterapia de São Caetano do Sul.

Certificado de Formação Profissional, emitido através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), coordenado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, conforme previsto na Portaria nº 474/2010.

Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 5 Unidades de Crédito Presenciais.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 22.02.2019

Notas

Inclui documentação de apoio + certificado + coffee-break (água, café e chá)

Maria Eugenia Ortiz

Formada em Fisioterapia, Pós-Graduada em Ortopedia e Traumatologia Desportiva e com formação diversa em Osteopatia, Ginástica Holística, Reeducação Postural Global, a Dra. Maria Eugenia Ortiz é considerada uma das pioneiras na área da Fisioterapia Desportiva no Brasil. O seu notável trajecto profissional inclui o acompanhamento de diversos atletas profissionais das mais diversas modalidades, tais como voleibol, basquetebol, judo, andebol, futsal e ginástica olímpica. Actualmente dedica o seu trabalho exclusivamente ao Método Rolf de Integração Estrutural, praticando-o na sua clínica e divulgando-o a nível nacional e internacional. Maria Eugênia é membro da Associação Internacional de Integradores Estruturais – IASI, fisioterapeuta da selecção brasileira de ginástica artística masculina e fisioterapeuta do campeão olímpico das argolas Arthur Zanetti.

Ver Mais

CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab

Formação Complementar

Terapias Miofasciais - Curso Completo

8 Dez 2018 - 23 Jun 2019 126h Lisboa

Terapias Miofasciais - Curso Completo

FORMADOR Francisco Javier Ruiz Perez, Tomás Bonino

Homologação IPDJ (25.2 UC). Técnicas superficiais, profundas e globais. Técnicas coluna vertebral + extremidades + técnicas durais + ATM. Movement therapy.

1254€

Método Pold de Terapia Manual

18 Out - 15 Dez 2019 90h Porto

Método Pold de Terapia Manual

FORMADOR Ricardo Amorim, Juan López Díaz

C/ criador do Método POLD + 1.º instrutor europeu do International POLD Institute. Técnicas cutâneas, sub-cutâneas, fasciais, musculares e articulares.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!