Saúde

A FISIOTERAPIA VESTIBULAR AO SERVIÇO DO DESPORTO

Concussão Cerebral em Atletas de Alto Rendimento

Qualquer atleta que sofra uma concussão deverá ser avaliado por especialista em fisioterapia vestibular.

concussão é uma lesão traumática do cérebro, cujos sintomas podem incluir distúrbios funcionais, micro-estruturais ou neurometabólicos do cérebro.

No desporto é uma situação relativamente frequente, particularmente nas modalidades de maior contacto interpessoal e de elevada energia cinética. No caso específico do futebol tem-se assistido a um acréscimo dos traumatismos de cabeça, facto que tem preocupado os profissionais que acompanham os atletas. 

Muitos futebolistas com bastante frequência e sem lhe darem a devida importância, referem apenas experimentar um zumbido nos ouvidos na sequência de uma pancada na cabeça, sem saberem que esse sintoma é precisamente um dos mais consistentes com a concussão.

Todo o futebolista que sofra uma concussão, independentemente da sua magnitude, deve ser obrigatoriamente submetido a uma primeira avaliação no local onde sofreu a lesão e posteriormente e em tempo útil, a uma observação clínica por parte de um médico ou fisioterapeuta especialista em vestibular.

Uma concussão deixada ao acaso, por não ter sido diagnosticada na ocasião certa, pode colocar o atleta em elevado risco caso contraia um segundo síndrome de impacto, uma vez que se pode converter numa situação potencialmente fatal, dado que a lesão inicial não se encontra convenientemente reabilitada.

Repetidos traumas poderão conduzir a uma Encefalopatia Traumática Crónica (CTE), uma doença cerebral degenerativa, presente principalmente em pessoas que sofrem lesões constantes na cabeça.

Tradicionalmente, está mais associada a lutadores de artes marciais e de boxe mas recentemente foi encontrada também em jogadores de futebol. Essas lesões (que podem ser até mesmo microscópicas) levam a calcificações no cérebro, acúmulo de proteínas e a consequente diminuição da massa cerebral. Em casos avançados, atletas com CTE sofrem com demência e Alzheimer, entre outros sintomas.

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!